Colégio Lerote

Exposição Maker apresenta as invenções dos alunos do Colégio Lerote

As famílias foram convidadas a conhecer o espaço Maker e receber as invenções impressas em 3D.

 

A culminância das aulas de Maker no Colégio Lerote reuniu as famílias para observar e tocar as obras criadas pelos filhos. Cada aluno desenhou um objeto usando como base as formas geométricas, e todos os desenhos tomaram forma com o uso da impressora 3D.

 

“Ao longo deste ano, criamos com os alunos carimbos, instrumentos de sopro (gaita de palito) e autômatos (engenhocas que funcionam sem o auxílio de motor). Produzimos um avião com peças de MDF e depois o colocamos para funcionar, usando motor e bateria. Fizemos também o poste de LED, que acende através da bateria e papel-alumínio. Agora estamos fazendo a impressão dos trabalhos que os alunos mesmos modelaram no programa chamado Tinkercad, que faz a modelagem 3D, e eles irão receber seus trabalhos”, destacou a professora de Maker, Raimunda Oliveira.

 

Maria Eduarda, aluna do 4º ano, trouxe toda a família para ver o Mickey que ela desenhou e conhecer o laboratório Maker, onde usa a imaginação e a criatividade para solucionar problemas.

 

“Achamos muito bacana e percebemos o quanto é importante a aula de Maker para introduzir as crianças nessa nova tecnologia e realidade que já não é mais o futuro, é atual. Então, é importante que elas estejam preparadas para conviver com isso. Daí a relevância desse tipo de atividade na formação dos nossos filhos”, declarou Geórgia Nunes, mãe de Maria Eduarda.

 

Os alunos criaram formas variadas. A aluna Lara Almeida demonstrou estar satisfeita com o resultado da sua invenção, “Eu estava tentando criar um material mais simples e, trabalhando com as formas, pensei: por que não fazer uma minhoca? Fiz! E, ao final, achei que estava muito simples. Pesquisei alguns objetos e criei, então, uma minhoquinha francesa com a boina e os óculos, e achei muito fofinha”.

 

Maker significa fazer, criar e está ligado ao “faça você mesmo”. O projeto foi implantado no Lerote em 2019. Neste ano, o trabalho com a Cultura Maker foi iniciado com as turmas do 2º ao 5º ano do Ensino Fundamental. Durante as aulas, os alunos recebem uma proposta da professora, veem um modelo pronto e o passo a passo para produzi-lo. A partir dessa junção de informações, eles são convidados a criar as suas versões.

 

“Nosso objetivo é fazer com que o aluno consiga usar a imaginação e a criatividade para poder resolver um problema. Em toda aula, há sempre uma nova atividade proposta em um trabalho interdisciplinar para promover o interesse pela teoria e uma melhor aprendizagem. Acontece, por exemplo, de o professor de Matemática estar estudando o sólido geométrico, então relacionamos nossa aula a esse conteúdo. Além disso, estudamos outros elementos, como motores e baterias na confecção de alguns objetos para que os educandos entendam o funcionamento de cada um”, relatou a professora de Maker Raimunda Oliveira.

 

Durante a exposição, os pais/responsáveis puderam observar o funcionamento de objetos fabricados pelos alunos, como o circuito elétrico, que atraiu a atenção da aluna Carolina Madri e de sua mãe. Elas brincaram juntas. A meta era guiar a haste de metal pelo percurso sem deixá-la tocar no objeto.

 

“Estou encantada! Vejo tanta empolgação na minha filha e ainda há o fato da importância da experiência, porque o que aprendemos dessa forma fica gravado para toda a vida. Isso me deixa bastante satisfeita com a escola. Adorei a exposição e, em especial, a possibilidade de nós enquanto pais conhecermos o Espaço Maker e o que nossos filhos fazem aqui”, disse Gabriela Madri, mãe da Carolina Madri, aluna do 4º ano/EF.

 

Através das aulas de Maker, o Colégio Lerote estimula os alunos a serem autônomos em criar, conseguindo inventar, selecionar peças e apresentar soluções.

;