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Ensino Médio

O Ensino Médio, etapa final da Educação Básica, destina-se a dar continuidade à ação iniciada nas etapas anteriores, voltando-se para a formação integral de adolescentes, priorizando três vertentes: a preparação para o exercício consciente da cidadania, o ingresso no mundo do trabalho e o prosseguimento de estudos (cursos técnicos e/ou superiores).

Nessa etapa da educação formal, maior atenção é voltada para a consciente aquisição do saber. Desenvolve-se, portanto, uma ação docente direcionada para a real compreensão das ciências, das letras, das artes e do processo histórico e cultural das sociedades. Também aqui se analisam o porquê desse presente e as possibilidades de futuro, pois entende-se que dessa forma o educando poderá compreender os princípios filosóficos, científicos e tecnológicos, as diversas formas de linguagem e os valores éticos e morais. Poderá também vislumbrar os mecanismos de ação que poderão transformar esses elementos tendo em vista que o avanço das ciências e da tecnologia podem e devem ser usados para a melhoria de vida dos povos, não perdendo de vista o humanismo, em busca do equilíbrio ECOLOGIA-HOMEM-TECNOLOGIA.

Os objetivos propostos para o Ensino Médio são perseguidos e alcançados através de intensa atividade do educando, sob a orientação competente e dinâmica das equipes técnica e docente da escola.

A ação didática desenvolvida no Colégio Lerote privilegia o APRENDER A APRENDER. O educando aprende a ser e a conviver com o outro, a conhecer e usar continuamente o conhecimento adquirido. Assim, ao invés de atividades que conduzem à acumulação de verdades dogmáticas e conteúdos cristalizados ou tecnologia obsoleta, os alunos desenvolvem ações que oportunizam descobertas interessantes e a construção do conhecimento; realizam pesquisas e participam de debates e discussões.

Os conteúdos, apresentados nos livros didáticos e em exposições orais de professores e especialistas, são analisados e discutidos por professores e alunos com vistas à compreensão e assimilação para que, de fato, a aprendizagem ocorra.