Loading... (0%)

Sistema de Avaliação do Colégio

A sistemática de avaliação é o componente que completa o ciclo representativo do processo ensino-aprendizagem na Proposta Pedagógica da Escola.

Na Educação Infantil, realiza-se o acompanhamento contínuo de todas as manifestações da criança, registrando-se as observações relativas ao seu comportamento nos aspectos: social, emocional e físico. Na verificação da aprendizagem dessa etapa, não há preocupação de promoção.

No Ensino Fundamental e no Ensino Médio, a verificação do rendimento escolar é realizada da seguinte forma:

9.1 Média de aprovação – 7,5 (sete e meio). Prima-se pela excelência, dando incentivo ao aluno para ser sempre melhor, desde que sejam fornecidos os meios.

9.2 Instrumentos – A cada bimestre são realizados pelo menos:

  • Um teste parcial;
  • Um trabalho individual ou em grupo;
  • Um projeto que integra os assuntos atuais e da vida real (pode envolver a orientação de um ou dois professores);
  • Uma prova bimestral de todo o conteúdo estudado no bimestre.

9.3 Segunda chamada – Se por algum motivo o aluno deixar de fazer uma prova, deverá fazê-la em outra oportunidade, mediante justificativa escrita ou atestado médico em prazo previamente estabelecido.

9.4 Recuperação Paralela – No final dos 1º, 2º e 3º bimestres, o aluno que não alcançar a média de aprovação em qualquer disciplina poderá se submeter à recuperação, que ocorrerá da seguinte forma:

  • O aluno será submetido a um teste cuja nota valerá como nota do bimestre, caso seja maior que a anterior;
  • O aluno poderá realizar recuperação em até 2 (duas)disciplinas por bimestre.

9.5 Prova final – Se até o final do último bimestre o aluno não conseguir alcançar a média exigida, será submetido à prova final.

9.6 Recuperação final – O aluno que, mesmo após a prova final, não obtiver a média de aprovação exigida, poderá fazer recuperação em até 2 (duas) disciplinas, mais uma de língua estrangeira(Inglês ou Espanhol). Nessa recuperação, o aluno será submetido a um teste cuja média deverá ser, no mínimo, 7,5 (sete e meio).

9.7 Aprovação – Será considerado aprovado o aluno que:

  • Tiver frequência igual ou superior a 75% do total de horas letivas;
  • Alcançar média igual ou superior a 7,5 (sete e meio) em cada disciplina.

9.8 Casos Especiais:

  • A disciplina Inglês até o 5º Ano do Ensino Fundamental não é reprovativa;
  • A disciplina Ensino Religioso, ministrada até o 5º Ano do Ensino Fundamental, não é obrigatória nem reprovativa;
  • No Ensino Médio, serão desenvolvidas atividades preparatórias para o vestibular, como um Teste Simulado a cada semana, incluindo questões do conteúdo ministrado até o momento e de vestibulares passados (em épocas e instituições diferentes).