Colégio Lerote

Acadêmicos de Nutrição realizam atividade sobre Neuronutrição com os alunos do 5º ano do Ensino Fundamental

Nesta sexta-feira (10), o Colégio Lerote recebeu os acadêmicos do curso de Nutrição do Centro Universitário Uninovafapi para realizar atividade sobre a Neuronutrição com os alunos do 5º ano do Ensino Fundamental. O momento faz parte da programação da Semana do Cérebro Lerote 2023.

 

“Hoje estamos trazendo os alunos do primeiro ano do curso de Nutrição com uma atividade para relacionar o cérebro e a nutrição. É a Neuronutrição. A gente sabe que desde o desenvolvimento fetal a alimentação da mãe é muito importante para o desenvolvimento da criança e na infância muito mais por conta de outras atividades que essa criança vai desenvolver como atividades motoras e psíquicas. E o alimento é muito importante para a formação, o desenvolvimento e a manutenção desse cérebro saudável”, declarou a professora do curso de Nutrição da Uninovafapi, Luciana Farias.

 

No primeiro momento aconteceu uma exposição de alimentos que mantêm uma relação saudável com o cérebro e que devem fazer parte da rotina alimentar das crianças e dos adultos. Os estudantes de Nutrição falaram sobre a composição desses alimentos e estimularam o consumo, destacando seus benefícios.

 

A acadêmica de Nutrição, Lavínia Folha, citou alguns alimentos e seus benefícios para o cérebro: “A banana possui alto teor de carboidrato e nos traz uma sensação de alegria, concentração para a memória, além de nos acalmar. O azeite é exemplo de boa gordura. O grão de bico, muitas crianças não conhecem, mas ele contém uma proteína que dissemina um aminoácido em nosso organismo que nos proporciona a felicidade. É uma ótima opção de substituição para o chocolate, por exemplo”.

 

Para finalizar a atividade, nossos alunos foram convidados a participar de um jogo de tabuleiro de chão, cujo objetivo era conseguir passar por todas as casas respondendo questões relacionadas ao conteúdo que lhes foi apresentado durante a exposição.

 

“De forma lúdica reforçamos o que foi falado antes, através de uma brincadeira em que acontece também a exposição do conteúdo. Contribuindo na interação e assimilação do que lhes foi apresentado”, destacou Luciana Farias, professora da Uninovafapi.

 

Nossos alunos saíram satisfeitos da atividade. “É muito divertido e o bom é que a gente aprende mais com os universitários. Eu aprendi mais sobre os alimentos que são bons para o cérebro”, disse Lorenzo Moreira, 10 anos.

;