Colégio Lerote

Alunos da 3ª série do Ensino Médio praticam mindfulness

 

 

A técnica de atenção plena proporciona o equilíbrio emocional e a concentração nas provas dos vestibulares.

 

 

É a primeira vez que o Lerote aplica a técnica mindfulness com os alunos da 3ª série do Ensino Médio. O objetivo é estimulá-los a manterem o equilíbrio emocional e a concentração durante as provas do Enem e de outros vestibulares. 

 

A atividade foi aplicada por Vítor Loureiro, Coordenador do Ensino Médio. “Essa é uma técnica de atenção plena baseada em evidências, em estudos científicos. Trabalhamos com os alunos estratégias e manejos para que possam controlar a ansiedade, estarem conscientes das emoções, do ambiente que os cerca e, também, para poderem lidar com fatores estressores, principalmente nesta reta final para o vestibular”, destaca o Coordenador.

 

Maria Eduarda Carvalho (18 anos) saiu satisfeita da atividade. “Gostei muito, até porque eu acho que um dos maiores desafios que nós vestibulandos enfrentamos hoje em dia é a ansiedade, então ter uma atividade que serve tanto para ajudar a controlar isso como para focar na hora da prova é muito importante. Muito bom saber que a escola nos propicia isso”, disse a aluna.

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Até para o aluno Bruno Viana (17 anos), que pratica meditação diariamente, a atividade de atenção plena foi benéfica. “Eu achei muito bom! A princípio, imaginei que seria diferente, mas fiquei feliz porque acho que é uma prática muito boa e com certeza nos ajudará. Às vezes estamos cansados e preocupados e, quando fazemos isso, melhoramos”, ressaltou o aluno.

 

O mindfulness ou atenção plena é um exercício intencional, pois é preciso dedicação e autorregulação por parte de cada pessoa para serem alcançados resultados como o desenvolvimento da inteligência emocional e a empatia, do autoconhecimento, da capacidade de concentração, do controle do estresse e da ansiedade. Além disso, reduz os riscos de insônia, melhora os relacionamentos pessoais, reduz o envelhecimento do cérebro, aumenta a sua capacidade de memória e diminui o impacto de pensamentos negativos.

 

Os alunos gostaram tanto, que até deram dicas de como usar a atenção plena na hora das provas. “Eu acho que antes de ir fazer a prova é bom fazer essa atividade, até enquanto estivermos lá sentados, aguardando receber a prova. São muitas questões e, ao longo do tempo, vamos nos desgastando. Então quanto mais relaxado estivermos, melhor”, falou Bruno Viana, aluno da turma A da 3ª série do Ensino Médio.

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Maria Eduarda foi bem objetiva. “Assistir à respiração é o começo de tudo! Quando o nervosismo bate, tendemos a duvidar do que sabemos, do nosso preparo, das nossas condições físicas e mentais. Mas, quando assistimos à nossa própria respiração, é como se estivéssemos recomeçando tudo”, disse.

 

No Colégio Lerote, a prática de mindfulness vai se tornar rotina para os alunos do Ensino Médio. A ideia é fazer dois ou três encontros por semana até eles iniciarem os grandes vestibulares. “Nossos alunos entendem a necessidade de participar dessas atividades para chegar às provas mais confiantes e lidar com as condições nos vestibulares que irão fazer”, disse o Coordenador do Ensino Médio.

 

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