Colégio Lerote

Aluna da 2ª série do Ensino Médio do Colégio Lerote conquista vaga na Universidade de Cambridge

Letice Melo conseguiu bolsa de 20% no curso de férias “Líderes do Futuro Feminino”.

 

Letice Melo (16), aluna da 2ª série/Ensino Médio, que permanece em ensino remoto, foi aprovada no processo de seleção para o curso “Líderes do Futuro Feminino”, da Universidade de Cambridge, no Reino Unido.

 

Aos 16 anos, Letice ainda não decidiu a profissão em que vai atuar, porém sabe que é preciso manter a busca pelo crescimento através da aprendizagem. Em busca do conhecimento, já tem seu  esforço  sendo recompensado, mostrando excelente desempenho em concursos como esse.

 

Foi realizando pesquisas sobre intercâmbios que a aluna conseguiu se inscrever na seleção para o curso de verão de Cambridge, uma das mais conceituadas universidades públicas do Reino Unido, fundada em 1209. “Estava pesquisando sobre intercâmbios e encontrei um site que explicava sobre a inscrição para conseguir uma bolsa para o curso de verão de Cambridge. Vi que esse curso é voltado para jovens de 13 a 18 anos, mas tem uma infinidade de cursos ofertados”, disse Letice.

 

A capacidade de Letice foi medida através de uma redação. “Eles deram um tema para os candidatos escreverem uma redação e, pelo resultado, estabelecer o percentual da bolsa de desconto para os selecionados. Então li muito sobre o meu tema ‘O desafio enfrentado pelas mulheres de hoje em função da liderança’. Eu adorei, porque é a vida real, e esse tema é debatido em filmes, jornais, séries, então seria bem legal escrever e externar o que penso sobre isso. Assim, surgiu minha vontade de participar da seleção”, destacou.

 

Outro atrativo para Letice participar da seleção foi saber que o curso lhe possibilitaria a participação em simulações da ONU, que são eventos acadêmicos de simulação de organismos das Nações Unidas, organizações internacionais (como a OEA, União Africana, Parlamento Europeu) ou entidades nacionais (como o Supremo Tribunal Federal e a Câmara dos Deputados do Brasil), onde os participantes atuam como diplomatas, juízes, deputados ou jornalistas tendo como objetivo o debate e a solução da problemática proposta a cada comitê.

 

“A simulação da ONU também me atraiu. Só de pensar em participar de debates sobre questões atuais relacionadas à geopolítica e desenvolver a minha oratória, fiquei muito estimulada. Acho incrível isso. E ainda porque é um curso voltado para liderança em vários setores: empresarial, político, ambiental.  É bem amplo”, enfatizou Letice.

 

Letice ainda está na fase da escolha do curso superior para, no próximo ano, concorrer a vagas dos vestibulares escolhidos. “Sei que quero algo da área de humanas e desejo trabalhar esse lado social com as pessoas. Já pensei em psicologia, relações internacionais, ciências sociais, ciências políticas. O meu desejo profissional é trabalhar com algo que me dê felicidade e vá ao encontro dos meus propósitos”, falou. Com certeza, a experiência vivida no processo de seleção de Cambridge é apenas um dos passos rumo à conquista de suas metas.

;